“EIS QUE ESTOU À PORTA E BATO; SE ALGUÉM OUVIR MINHA VOZ E ABRIR A PORTA, ENTRAREI EM SUA CASA E CEAREI COM ELE, E ELE, COMIGO”. Apocalipse 3:20

Páginas

"Se, porém, não lhes agrada servir ao SENHOR, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e minha família serviremos ao SENHOR". Josué 24:15 .

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A graça proveniente de tribulações

"No dia da prosperidade, goza do bem; mas, mo dia da adversidade, considera em que Deus fez também este como aquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele" Ec 7:14
Alguns dias atrás conversei com uma pessoa muito querida sobre os planos de Deus. Você deve estar tentando relacionar agora os "planos de Deus" com "tribulações", que aparentemente é o tema desse post. E eu te digo: há muito mais a se relacionar do que nós mesmos pensamos.

Conversamos muito sobre como nossas vidas eram em tempos remotos e como elas são agora. E quantas coisas mudaram, não é? Graças a Deus por isso. Já imaginou como seria estranho se fôssemos exatamente iguais em comparação ao que éramos, por exemplo, cinco anos atrás, ou ainda mais novos? Não sei não, mas acho que se um dia eu encontrar alguém assim devo parabenizá-la (ou não) por não ter adquirido nenhum conhecimento em todo esse tempo.

O fato é: não somos os mesmos de ontem e nem seremos os mesmos amanhã (bom, pelo menos a maioria é assim, rs). Mas por que isso acontece? Nós amadurecemos? Ordem natural das coisas? E por que nesse meio termo de mudanças constantes passamos por tantas dificuldades, tantas tribulações? E por que Deus permite que isso aconteça?

Tantas dúvidas, fica até difícil escolher uma de cada vez para procurar a resposta. No embalo do semi-desespero (aquele que não nos apavora, mas vez ou outra nos pegamos pensando no assunto), chegamos até a elaborar respostas que podem ser um tanto quanto equivocadas. Mas você já parou para pensar que a resposta à tudo isso pode estar resumida na vontade de Deus?

As tribulações vêm, e não precisamos achar que não somos abençoados, que Deus não nos ama ou que está permitindo que o diabo pregue uma peça conosco. Muitas vezes as tribulações vêm porque é necessário que elas venham para se cumprir o plano de Deus sobre nossas vidas. Talvez porque essas tribulações podem ser a maneira mais conveniente e sábia de nos fazer "crescer", de "abrir nossos olhos" para certas circunstâncias e de "apontar" para o caminho que Deus escolheu a nós, que nos trará as melhores consequências, e nos encherá de bençãos e graça. Os problemas nos fazem amadurecer; e por maiores que os nossos problemas pareçam ser, talvez sejam apenas mais uma maneira de Deus nos ensinar a viver, nos mostrando o caminho e, dessa forma, cumprindo Seu papel como Pai.
"Por esta razão, irmãos, ficamos consolados acerca de vós, em toda a nossa aflição e necessidade, pela vossa fé, porque agora vivemos, se estais firmes no Senhor." 1 Tessalonicenses 3:7-8.
O final da nossa conversa ficou tão claro em minha memória, como se fosse um "pequeno vídeo". Por isso, gostaria de "reproduzi-lo" (trocadilho triste esse, foi mal, rs) da forma como eu lembro.
"Então, olhe para mim, veja como eu estou agora. A minha vida não podia estar em sintonia melhor, nada podia estar dando mais certo do que está. Por isso, eu te digo que não me arrependo de nenhuma ansiedade, aperto ou preocupação que passei. Hoje eu entendo que eu precisava de ter passado por todas essas tribulações para chegar onde eu estou agora. Deus permitiu que eu passasse por tudo isso, simplesmente para abrir os meus olhos e me mostrar que não era naquele lugar ou daquela forma que Ele queria que eu estivesse; que Ele tinha algo muito maior para a minha vida, mesmo que eu não soubesse ou pudesse compreender. E para isso, eu precisava de passar por aquelas tribulações e acordar para os sonhos de Deus. Eu precisava amadurecer. E ainda preciso. Problemas são ruins, mas sabemos que não adianta, de forma ou outra eles vêm, e não vêm por acaso. E é por isso que eu peço que guarde minhas palavras: Deus ainda tem muito a nos ensinar".
"Lembrai-vos, porém, dos dias anteriores, em que, depois de iluminados, sustentastes grande luta e sofrimentos; Não abandoneis; portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa."
Hebreus 10:32,35-36.

Nenhum comentário: