“EIS QUE ESTOU À PORTA E BATO; SE ALGUÉM OUVIR MINHA VOZ E ABRIR A PORTA, ENTRAREI EM SUA CASA E CEAREI COM ELE, E ELE, COMIGO”. Apocalipse 3:20

Páginas

"Se, porém, não lhes agrada servir ao SENHOR, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e minha família serviremos ao SENHOR". Josué 24:15 .

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Eu sei, Pai, sei que me ama.


"Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí". Jeremias 31:3
Amor. Esse foi um tema que Deus colocou no meu coração essa semana, enquanto orava. Tema bem difícil, confesso; mas um dos temas de maior relevância já citados na bíblia. Poderia começar dizendo que Deus é amor. Sim, sim, é, Deus nos criou, nos amou, e nos fez amar. Acredito que seja um dos aspectos que nos faz cada vez mais parecidos com Deus: a nossa capacidade incrível de amar. Graças a Deus por isso, Deus não podia ter nos dado privilégio maior.

"E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele". 1 João 4:16

"E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição". Colossenses 3:14
Recentemente li o livro "A Cabana", e estou começando a ficar convicta de que foi ele que me inspirou para esse tema. Bom, não diria que concordei com o livro todo, mas uma das coisas que gostei mais foi o modo como o tema do amor é tratado. O modo como Deus se refere a ele mesmo, como trindade (Deus pai, filho e espírito santo), a intensidade do amor entre ele(s); o modo como é demonstrado o amor de Deus por Mack (personagem principal), e como Deus se importa conosco. Até mesmo o amor de Mack por Missy (sua filha), é algo que me tocou muito. Um amor tão profundo e intenso que as vezes fica até difícil de entender.

Muitas vezes, as circunstâncias nos impedem de entender esse amor de Deus. A nossa vontade (e poder) de controlar nossas vidas o tempo todo e da nossa maneira podem fechar nossos olhos para Deus. Temos poder de escolha, sim, claro, é certo que tenhamos liberdade e livre arbítrio total para fazermos o que nos convém (ou não, escolha pessoal) a fazer, e graças a Deus por isso, isso comprova que Deus não criou robôs, mas seres com muitas capacidades. Estou dizendo que às vezes não fazemos uso de nossa liberdade com sabedoria. Isso não mudará o fato de que temos liberdade. Mas, dependendo de nossas escolhas, podemos acabar perdendo essa liberdade, ou mudar o modo como enxergamos Deus.
Deus traça planos para nossas vidas, e quer que sigamos. Deus sempre quer o melhor para nós - por mais que as vezes isso seja difícil de entender - mas Ele não pode nos obrigar a fazer a vontade dEle na sua vida. Ele nos deu escolhas, nos deu liberdade e nos deu livre arbítrio, e não pode tirar isso de nós. Devo lembrar que esta é a nossa vida, e nós temos o poder de decidir o que faremos com ela. Traçamos planos, metas, escolhemos aqui e ali, e pensamos no futuro o tempo todo. Cá entre nós: às vezes pensar no futuro dá medo, nos deixa ansiosos, angustiados, etc etc etc. E é aí que, muitas vezes, se encontra o perigo. O medo, a ansiedade, ou simplesmente alguma vontade nos fazem tomar atitudes que nem sempre convém com a vontade de Deus para nossas vidas.

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR". Isaías 55:8.

"Oh! Se o meu povo me tivesse ouvido! Se Israel andasse nos meus caminhos!" Salmos 81:13.
Tudo o que se faz implica em consequências. Se as nossas escolhas forem opostas ou segundo a vontade de Deus em nossa vida, sofreremos as consequências de ambas. Aí chegamos ao ponto. Se nossas escolhas não estão de acordo com a vontade de Deus, se essas escolhas não trazem consequências muito boas, desesperamos, e culpamos a quem? A Deus. Culpamos a Deus, pois não entedemos por quê o Senhor não fez nada para impedir as circunstâncias. Se Deus não é Todo-Poderoso, por que Ele não simplesmente impede, não é mesmo? Não, não é.
Deus não pode simplesmente IMPEDIR, porque - vamos voltar ao parágrafo anterior - "Ele nos deu escolhas, nos deu liberdade e nos deu livre arbítrio, e não pode tirar isso de nós". Ele não pode tirar o nosso direito de escolher, consequentemente ele não pode nos tirar o direito de sofrer as consequências daquilo que NÓS escolhemos. Deus quer nos ajudar o tempo todo, porém ele só pode nos ajudar até o momento em que permitimos essa ajuda. Se fazemos as coisas somente do nosso jeito, se queremos nos controlar em tudo e somente nós mesmos em tudo, se não permitimos que Deus nos ajude a fazer escolhas e decidir, estamos dizendo que não precisamos da ajuda dEle. Deus simplesmente não pode intervir em algo que nós temos total controle desde o início, pois nós não permitimos que Ele nos ajudasse desde o início.

E essa é uma prova do amor que Ele tem por nós. Ele tanto nos ama, que nos deixa escolher, que não impõe nada a nós e nem nos trata como robôs. Ele tanto nos ama que nos deixa viver conforme a nossa vontade. Acho Deus adaptaria a frase a seguir da seguinte forma: "Se você ama, deixe aquilo que ama ser livre. Se voltar, é porque você as conquistou".

Deus é misericordioso, e por pior que sejam as circunstâncias, tenho certeza de que Ele sempre estará tentando arrumar um jeito de conciliarmos com Ele. Deus nos ama muito, mais do que conseguimos entender.

"Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro". Isaías 45:2

"Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida". Isaías 43:4
Deus me conquistou, pois eu sei de que quanto mais liberdade Ele me dá, mais dependente dEle eu fico. Amar a Deus e seguir o que a palavra dEle diz é uma boa influência para não se deixar comandar a sua própria vida, mas deixar que a vontade de Deus se cumpra nela. As vezes, a voz de Deus está mais próxima do que você mesmo pensa. Basta estar mais sensível a ela.

Nenhum comentário: