“EIS QUE ESTOU À PORTA E BATO; SE ALGUÉM OUVIR MINHA VOZ E ABRIR A PORTA, ENTRAREI EM SUA CASA E CEAREI COM ELE, E ELE, COMIGO”. Apocalipse 3:20

Páginas

"Se, porém, não lhes agrada servir ao SENHOR, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e minha família serviremos ao SENHOR". Josué 24:15 .

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Tempo, tempo, tempo, tempo...

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha?
Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar.
Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim." Eclesiastes 3:1-11.
Tempo. Suponhamos aqui que tempo seja um..."ser". E que ser chato, que ser prepotente, autoritário, grosso, quem ele acha que é pra interferir nas nossas vidas? Que ser é esse, que chegou chegando, que se faz de superhomem, mas que na verdade é o maior enchedor de saco que existe? Só veio pra atrapalhar, tirar as coisas do lugar e bagunçar tudo, pra lerdar a nossa vida, acabar com toda a nossa paciência, atrasar com nossos planos e prolongar o nosso sofrimento. Tempo... me diz... por que você ainda insiste?

Ei pessoas, ^^. Tudo bem com vocês? Desculpem-me pelo tempo que fiquei sem postar. Aí, lá vem eu falando de tempo denovo. Vamos ter uma conversa de ser humano para ser humano? Sinceramente? Esse tempo é a coisa que mais me irrita no mundo. Com toda a paciência que posso ter (e olha que as vezes ela é grande, hahaha), tempo é o "ser" que mais tira a minha paciência. Detesto esperar, e detesto muuuuito quando me dizem "ah, querida, isso só o tempo pode resolver". Ahhh, que tempo o quê, rsrsrsrsrsrs. Mas é verdade. Nesse momento, em que eu escrevo essas palavras, vem aquela sensação de que elas são principalmente para mim.
 Qual é a minha força, para que eu espere? Ou qual é o meu fim, para que tenha ainda paciência? Jó 6:11.
Essa pergunta é tiro e queda. "De onde arrumarei força para esperar? Qual poderia ser a motivação, a esperança de que tudo se ajeita, a finalidade de se ter paciência?" É aí que está a chave de todas essas perguntas (que coincidentemente é a palavra em negrito aí em cima ^^). Esperança. É essa esperança que está faltando.
"Ok, esperança...", resmunga a sua consciência. "Esperança como? Eu não confio tanto assim nas pessoas, não confio tanto assim nas circunstâncias. Tudo pode dar errado, assim como tudo pode dar certo. É muita inconstância. Imagine se der tudo errado, aonde fica então a minha esperança? Chateada, mal sucedida? Isso só vai me fazer sofrer mais".

Escute, minha querida amiga consciência. Primeiramente, você não está com falta de esperança, o que está faltando aí é otimismo. Não dá pra conseguir alcançar algum nível de esperança se a sua mente está cercada de pensamentos ruins.
O primeiro passo para se ter otimismo, acredito eu, é se valorizar. Você não é feio(a), não é sozinho(a), não é mal amado(a) ou coisa parecida. Pare de pensar assim, e não fique falando isso toda hora - chega uma hora que irrita, acredite. Confie mais em você mesmo(a). Você não é incapaz, porque Deus não nos criou para sermos incapazes. Nós fomos o sonho de Deus, e igualmente Deus nos criou para termos sonhos.
"Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão." Hebreus 10:35
O segundo passo é dar valor. A bíblia nos ensina a amar a todos, mesmo os que nos odeiam. Essa questão do amor, do amar, é uma coisa muito estranha nos dias de hoje, julgo eu. As pessoas estão perdendo o afeto, a afeição, estão perdendo a capacidade de amar e/ou demonstrar que ama. As pessoas estão ficando muito secas, amargas, indiferentes. Isso não é bom.
"Para vós outros, ó coríntios, abrem-se os vossos lábios, e alarga-se o vosso coração.
Não tendes limites em nós; mas estais limitados em vossos próprios afetos.
Ora, como justa retribuição (falo-vos como a filhos), dilatai-vos também vós." 2Co 6:11-13
É importante valorizar a todos, mesmo porque não se sabe o dia de amanhã. E também principalmente as pessoas que te amam. Pessoas que te amam se importam e se preocupam com você, e é sempre bom retribuir. Não é vergonha nenhuma demonstrar sentimentos. Afinal, atire a primeira pedra aqui quem não for humano.

Além disso, quando falo sobre "dar valor", digo não apenas ao próximo, mas também às coisas que realmente importam. Evitar ficar enchendo a cabeça de futilidades e coisas que não incitam sua maturidade - principalmente quando elas fazem o efeito contrário - não é bom se você pretende conseguir as coisas na vida. Isso causa apenas um efeito de atraso; e o tempo, que já era irritante, fica mais irritante ainda. Também não estou dizendo para ser uma pessoa séria e centrada o tempo todo - olha só quem está dizendo, a pessoa que fica horas no tumblr só vendo aqueles posts engraçadíssimos. Existe tempo pra tudo. E o importante, acima de tudo, é estar feliz. Enfim, vocês me entenderam.
"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso que ocupe o vosso pensamento." Fp 4:8
O terceiro passo é não dramatizar. Problemas, todos têm. Não fique pensando que você está sendo marcado eternamente, que tem uma coisa louca te perseguindo, porque as coisas só acontecem com você. As coisas não acontecem só com você. Já reparou no mundo em que vivemos? As coisas acontecem com todos; problemas e sofrimento também e não é certo ficar "medindo" quem sofre mais. Essas coisas não se comparam, mesmo porque carregam consigo muitos outros fatores e como determinadas pessoas encaram a situação. E saiba que tudo que acontece na sua vida, acontece para e por um propósito.
"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Rm 8:28
O quarto passo é não desanimar. Por mais desgastante que as situações que presenciamos possam ser, lembre-se de que elas sempre vem com um propósito, e, querendo ou não, nos deixam mais fortes, resistentes, experientes e maduros. Não deixe que um simples problema te faça mudar os seus conceitos, o seu caráter, o seu interior. Mostre a eles que você não se corrompe, que o seu Deus é o mesmo sempre e que Ele está acima de qualquer complicação.
"Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória, acima de toda comparação;
Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas." Coríntios 4:16-18
O quinto passo, e o último, é não se angustiar. Sei bem como é ficar angustiada, ansiosa, e acho que é uma das piores sensações que existem. Eu poderia descrever como um meio termo entre esperança e desesperança. Ao mesmo tempo que acreditamos, questionamos a probabilidade de se concretizar. Isso sim é inconstância, misturada com um pouco de medo. Angústia só vem para atrapalhar, para tirar a paz. E tudo que tira a paz não é proveniente de Deus. Por isso é tão importante controlá-la. Sabe o que fazer nessas horas? Apresentar a angústia para Deus, conversar com Ele - e é importante que você o faça do seu jeito. Deus é onisciente, todos sabemos, mas Ele precisa ter certeza de que está autorizado a te ajudar. Para tanto, é necessário que você apresente a Ele tudo o que te deixa angustiado. Ele já sabe, mas precisa "ouvir" isso de você.
"Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus." Fp 4:6-7
Tempo. Realmente, tenho que confessar, ele soluciona muitas coisas. Melhora muitas situações. Mas eu poderia lhe dizer que, sinceramente, eu não seria nada se eu confiasse apenas no tempo para resolver os meus problemas, e esquecesse do meu Deus. Que é o tempo, senão obra de Deus? Eu prefiro confiar no tempo de Deus, eu prefiro confiar no meu Deus. Perseverar no meu Deus, e acreditar que tudo é porque assim Deus quis. Confiar nEle que tudo se ajeita, tudo se resolve, e tudo será concretizado segundo a vontade de Deus. Creia nisso, creia nEle. Creia nos sonhos de Deus. E então verá, quando mais tarde for, que nem tanto tempo se passou. Porque Deus foi fiel, é fiel e será fiel sempre com aqueles que oram e confiam na sua vontade. Amém.
"Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.
Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma." Hebreus 10:37-39

Um comentário:

Flavinha disse...

Bia, que palavras sábias :) essa é minha cunhadinha ♥ Que Deus continue te inspirando em todos os momentos!! p.s Eu te amo no seu blog...e fora dele tbm :) hehehe