“EIS QUE ESTOU À PORTA E BATO; SE ALGUÉM OUVIR MINHA VOZ E ABRIR A PORTA, ENTRAREI EM SUA CASA E CEAREI COM ELE, E ELE, COMIGO”. Apocalipse 3:20

Páginas

"Se, porém, não lhes agrada servir ao SENHOR, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e minha família serviremos ao SENHOR". Josué 24:15 .

sábado, 11 de dezembro de 2010

As virtudes do espírito

Baseado na epístola de Paulo aos Romanos
            E certo estou, meus irmãos, sim, eu mesmo, a vosso respeito, de que estais possuídos de bondade, cheios de todo o conhecimento, aptos para vos admoestardes uns aos outros” Romanos 15:14.
            Nós, humanos, temos nossa natureza carnal e pecaminosa. ‘Tá bom, eu já sei, eu já sei, eu sou pecador. Mas o que isso tem a ver?’. Bom, o que eu quero dizer é que não estamos cheios apenas de pecado. Você também é filho de Deus, e por isso foi feito a imagem e semelhança dEle. Você não é abominável, meu irmão. Você é a criatura mais linda que Deus já podia criar. Sabe por quê? Porque você se parece com Ele. ‘Opa, espera aí, mas se Deus é bom, misericordioso, agradável, e se eu me pareço com Ele, eu também sou assim?’. Sim, você é. Se você tenta a cada dia não praticar o pecado, o mal, e honra a Deus, e age como Jesus agiria se estivesse no seu lugar, podemos dizer que a sua essência está voltada para Deus.

            E aí vem a melhor parte: sua essência voltada pra Deus, seu coração voltado pra Deus, você deixa o Espírito Santo guiar a sua vida, você vive de Deus, por Deus e para Deus. E é aí que elas vêm: as virtudes do espírito.

“ Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça.
Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o nosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita” Romanos 8:9-11.

            Nosso espírito faz parte de nós. Somos corpo, alma e espírito. Acreditamos que o corpo e a alma morrem, mas o espírito é eterno. O espírito é o nosso meio de comunicação direta com Deus. É aquela parte essencial que faz qualquer pessoa buscar em que acreditar. É o nosso espírito que nos deixa “faminto” por respostas, por algo maior, pelo sentido da nossa vida. As pessoas tentam diferentes maneiras de encontrar em que acreditar, de encontrar o verdadeiro Deus. Eu tentei. Eu encontrei. Este é o meu Deus de Israel, Leão de Judá, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz, Maravilhoso conselheiro, Deus forte, Raiz de Davi, Estrela da Manhã, Rosa de Sharon, Lírio dos Vales, Pão da vida, Emanuel (Deus conosco), Pão vivo do céu, Bom Pastor, Água da vida... ah, esse é o meu Deus maravilhoso.

            Deus também é espírito. Não é a toa que falamos em Deus pai, Deus filho e Deus espírito santo. Essa é a tal semelhança que temos de Deus: nós temos espírito. O nosso espírito se encontra com o Espírito de Deus, e é através dele que conseguimos sentir Deus e agir como Deus. Se deixarmos o Espírito de Deus governar o nosso espírito, receberemos as virtudes do espírito.

Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.
Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados”.
Romanos 8:13-14, 16-17.

As virtudes do espírito. São virtudes, frutos que você tem quando é salvo e verdadeiramente crê em Deus. Essas virtudes podem ser modos de agir, de se comportar diante as situações e circunstâncias que aparecem em sua vida. Ter as virtudes do espírito significa agir como Jesus agiria em seu lugar. É andar como Jesus andaria, é falar o que Jesus falaria, é sentir o que Jesus sentiria, é compartilhar o que Jesus compartilharia.

Romanos 12:9-21 fala de algumas virtudes recomendadas. Estas são:

1.       Amar verdadeiramente.
O amor é uma das virtudes mais importantes que existem. Amor incondicional, fraternal e sem barreiras. O amor verdadeiro não é hipócrita.
Devemos lembrar sempre do maior exemplo de amor deste mundo: Jesus crucificado. Como explicar aquele ato de amor tão bonito? Jesus se deixou ser humilhado, zombado, criticado, tomou nossas dores, nossas angústias e pecados sobre si, e por suas pisaduras fomos sarados! Explique como, por quê!?!?! Ele podia ter se livrado daquele sofrimento naquele momento, ele podia ter nos deixado pagar o preço por nossos pecados sozinhos, por nós mesmos. Por que ele não fez nada?
POR AMOR!! O amor que ele tem por você. É... lindo.

      2.       Zelar pelo próximo
Cuidar do meu próximo, demonstrar o amor que tem por ele, apesar das circunstâncias. Afinal, você simplesmente não consegue o odiar.

3.       Esperança
Ser paciente na tribulação e perseverante na oração. É crer, e saber que todas as coisas cooperam para aqueles que amam a Deus. Afinal, o seu Deus é um Deus de vitórias, não de derrotas. Você serve a um Deus que te honrará em tudo que fizer, e não há o que duvidar.

4.       Hospitalidade
Compartilhar a necessidade daqueles que crêem, aconcheguar aqueles que precisam de um ombro amigo, de um colo para chorar, de uma pessoa para contar. É fiel a seu próximo e zela por ele.

5.       Abençoar os que te perseguem
Amar o seu inimigo. Afinal, você não consegue fazer o mal a ele. Não importa o que aconteça, não existe rancor, nem ódio, nem ira ou rancor que prevaleçam em ti.
Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça”.

6.       Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram”.
Sentir o mesmo sentimento, presenciar a dor, a alegria; saber a hora certa para chorar ou rir. Ser compreensivo.

7.       Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos”.
Não tem outra forma de explicar. A Bíblia é perfeita, e explica de formas minuciosas. É tremendo.

8.       Fazer o bem
Tente fazer o bem perante a todos. Vingança, destruição, vão embora, em nome de Jesus!

9.       se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens”
Essa é a virtude mais maravilhosa que já vi. Leia, releia, e leia outra vez. Ela pede para mantermos a paz com o nosso próximo. Não brigue com o seu próximo, tente permanecer em harmonia e fuja de confusões. Tenha paz com você e com o seu próximo.

10.   Amarre a vingança
Não se vingue de ninguém, e controle a sua raiva. Nos momentos de ira, lembre-se que está escrito:
A mim pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor”. O Senhor é justo.

11.   Não te deixes vencer o mal, mas vence o mal com o bem”, “Detestai o mal, apegando-vos ao bem”.
Esse versículo diz que não podemos nos deixar influenciar por pessoas que nos levam para caminhos errados e tomar escolhas erradas, pois as conseqüências podem ser bem cruéis. Devemos, então, influenciar essas pessoas a andarem no caminho certo, a tomar escolhas certas e sensatas, de acordo com o que a palavra de Deus diz. Essa foi uma interpretação aceitável, mas existem muitas outras, dependendo da situação ou circunstância. É por isso que a Bíblia é perfeita: ela se encaixa em todas as situações da nossa vida.

Amém? Nossa, lindo demais, não é? Agora, imagina você com todas essas virtudes? Melhor ainda : ). Então, Espírito Santo de Deus, entra em minha vida e governa. Toma conta de mim, Pai. Não sou mais eu que vivo, mas Cristo vive em mim!

"Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.
Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado,
a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito". Romanos 8:1-4.
Porque estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Jesus Cristo”.
Romanos 8:38,39.
Amém. Que o nome do Senhor seja glorificado acima de todo nome, dos céus e da terra, de todo o universo. Amém.

2 comentários:

Matheus Cheib Baeta disse...

Amém e Aleluia, Ele é o nosso Deus, Deus perfeito, Onipotente, Maravilhoso, Jeová Rafa, Shamar, Jired, Shalom, Nissi, Tsidikenu, o Santo de Israel, O Justo, Senhor dos Exércitos, Altíssimo, Adorado através dos Séculos. Desejo a todos as virtudes e os dons Dele, parabéns Bia, uma postagem abençoada, como só você sabe fazer. Agradeço a Deus pela sua vida maravilhosa e abençoada. Desça o Espírito Santo sobre a sua vida e a da sua família como em Pentecostes. Deus te abençoe muito. Amei o post como sempre, as ameaças valeram a pena hahahahah. BEIJOS.

Matheus Cheib Baeta disse...

Ás vezes precisamos para de nos culpar e humilhar e começar a ver o quanto nós somos bons e agradáveis perante Ele, somos príncipes da criação, Filhos do Rei, somos bons e refletimos a imagem Dele, Amém.