“EIS QUE ESTOU À PORTA E BATO; SE ALGUÉM OUVIR MINHA VOZ E ABRIR A PORTA, ENTRAREI EM SUA CASA E CEAREI COM ELE, E ELE, COMIGO”. Apocalipse 3:20

Páginas

"Se, porém, não lhes agrada servir ao SENHOR, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e minha família serviremos ao SENHOR". Josué 24:15 .

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Filho, onde estás?

Ei pessoas!!

Estava pensando... Acho impressionante como é fácil distanciarmos de Deus. Basta um acontecimento, preguiça ou até esquecimento e pronto. Onde está Deus? Não o encontro.

Foi exatamente assim que aconteceu com Adão e Eva, no jardim do Éden, lá no começo de gênesis. Adão e Eva tinham um relacionamento tão próximo de Deus que se tornava impossível esquecê-lo. Todo santo dia eles mantinham contato. Essa era a rotina de intimidade com Deus.

Porém, houve um dia em que era chegada a hora do "papo" rotinal com Deus e Deus não conseguia achá-los de modo algum. Não os encontrava. Onde poderiam estar Adão e Eva? E por quê Deus, o DEUS, não conseguia encontrá-los?

Deus havia perdido o contato direto com Adão e Eva. Por que será?
Para quem não tem certeza ainda, é hora do nosso flashback.
(atenção: trilha sonora ou efeitos visuais não foram incluidos no roteiro).

EXT. JARDIM DO ÉDEN/ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL - DIA

"Respondeu-lhe a mulher:

                EVA:
 Do fruto das árvores do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais".
"Então, a serpente disse à mulher:

                                           SERPENTE:
  É certo que não morrereis".

Eva fica confusa.

                 SERPENTE:
"Porque Deus sabe que no dia em que dela comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal".
Fico pensando o que será que passou pela cabeça de Eva naquele momento. Eva era conhecedora somente do bem. Apesar disso, sabia da existência do mal, mas não tinha acesso ou pleno conhecimento dele. Em toda a sua - podemos dizer - inocência e bondade, aquilo com certeza deve ter despertado a sua curiosidade - com uma rima no final da frase para descontrair.

Voltando ao assunto - não que tenhamos saido dele, mas - Eva não tinha qualquer noção do perigo, afinal, nunca havia se passado coisas ruins sobre sua cabeça. Mas de uma coisa sim ela tinha noção: que se fizesse aquilo estaria desobedecendo à ordem de Deus.

"Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu".

Eva caiu em tentação, e ainda colocou Adão no meio dessa história.

"Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si".

"Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava pelo jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e a mulher, por entre as árvores do jardim".

"E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou:

                  DEUS:

Onde estás?".
Paramos por aí com o flashback. Deus estava procurando pelo homem. Deus havia perdido o homem de vista. O pecado fez com que o homem se escondesse de vergonha e fez com que Adão e Eva sentissem a sensação mais horrível do mundo: O MEDO. Tiveram medo porque se sentiram sozinhos. Sentiram-se sozinhos e com medo porque não tinham proteção. E quem os protegia? DEUS. Naquele momento, estava tudo acabado para Adão e Eva.
Continuando a história...

"Ele respondeu:

                ADÃO:
Ouvi tua voz no jardim e, porque estava nu, tive medo, e me escondi".
                DEUS:
"[...]Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?
                ADÃO:
"[...]A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi".
"Disse o SENHOR Deus à mulher:

                DEUS:
"Que é isso que fizeste?
                MULHER:

"[...]A serpente me enganou, e eu comi".

Eva foi enganada pela serpente.

A partir daí, a vida de Adão e Eva havia desmoronado. Deus disse à serpente que seria maldita entre todos os animais domésticos e selváticos; e a serpente, que anteriormente possuia patas que ajudavam em sua locomoção, passaria a rastejar.
Essa é a explicação bíblica para o rastejamento das cobras, este que tanto intrigava as teorias científicas.

À mulher foram multiplicados sobremaneira os sofrimentos da gravidez e as dores do parto, além de fazê-la submissa ao marido.
Quanto a Adão, obterá da terra o sustento por todos os dias de sua vida, e do suor do rosto Adão o faria, até que voltasse ao pó, de onde havia surgido.

"Então, disse o SENHOR Deus:
                DEUS:
Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedores do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente".

Esse versículo diz que Adão e Eva perderam o acesso às outras árvores existentes no jardim do Éden. Os frutos dessas árvores, dos quais comiam diariamente, eram frutos da vida, que não deixavam Adão e Eva envelhecerem e, consequentemente, morrerem.
Deus lançou Adão e Eva fora do jardim do Éden.

Então, o homem passou a conviver com a natureza pecaminosa que adquirira e perdeu o contato direto que tinha com Deus. Também passaram a adquirir seu sustento com o suor do rosto e comer frutos que não o garantiriam vida eterna, apenas alívio instantâneo e momentâneo da fome.

Tento imaginar como seria conversar com Deus diretamente, do modo instantâneo de " um fala - outro responde ". Como seria ter um contato direto com Deus, face à face; e olhá-lo enquanto converso, assim como fazemos uns com os outros. E tento entender como o homem se deixou ser levado a fazer o que fez.

A desobediência fez com que nos afastássemos de Deus e nos aproximassemos do pecado. E ela sempre nos trouxe consequências terríveis. O que nos resta é fazer exatamente o contrário:
 

A OBEDIÊNCIA FAZ COM QUE NOS AFASTEMOS DO PECADO E APROXIMEMOS DE DEUS, E ELA SEMPRE NOS TROUXE E TRARÁ CONSEQUÊNCIAS BOAS.

É assim que devemos pensar. É assim que devemos agir. Quanto mais obedecermos à Deus, maior será a nossa intimidade com Ele, e conseguiremos sentir a sua presença cada vez mais. Esse é o nosso objetivo: REVERTER A SITUAÇÃO. Fazer o contrário que Adão e Eva fizeram; e adquirir, do nosso modo, uma intimidade ainda maior com Deus, sentir a presença dEle e andar segundo a sua vontade. Perceberemos, assim, que a cada dia nos aproximamos de um contato direto com Deus.

Sim, SENHOR, queremos voltar ao PRIMEIRO AMOR.

2 comentários:

Matheus Cheib Baeta disse...

Devemos voltar ao primeiro amor, e ter uma vida de santidade, paarecida com Ele, segundo o coração Dele, foi santos que Ele nos criou e devemos voltar a essa vida de santidade mesmo com tudo o que aconteceu. Ser santo é ser como Ele, e nós fomos feitos a imagem e semelhança Dele, portanto, ser santos é o chamado para todos nós.

L.P. disse...

Mais um post inspirado pelo Pai ... bjs!