“EIS QUE ESTOU À PORTA E BATO; SE ALGUÉM OUVIR MINHA VOZ E ABRIR A PORTA, ENTRAREI EM SUA CASA E CEAREI COM ELE, E ELE, COMIGO”. Apocalipse 3:20

Páginas

"Se, porém, não lhes agrada servir ao SENHOR, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e minha família serviremos ao SENHOR". Josué 24:15 .

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O homem que agradou à Deus

Ei pessoas!
Hoje o post vem acompanhado com musiquinha! Ebaaa!
Sai de tua tenda, ó filho meu. Te mostrarei as estrelas do céu. Sai de tua tenda, ó filho meu. Te mostrarei a areia do mar. Será que podes... contar? Será que podes... Imaginar? Tudo aquilo que sonhei para ti, filho meu. O que minhas mãos fizeram para ti, filho meu. Minha benção será sobre ti!
"Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai de tua terra, da tua parentela e da casa do teu pai e vai para a terra que eu te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei e te engrandecerei o nome. Sê tu uma benção! (Gênesis 12:1,2).
Este foi o grande chamado de Abrão. Seguir à Deus. Servir à Deus. Respeitar e cumprir a vontade de Deus. Bem, estou generalizando. Esta é a vontade de Deus para todos nós, não só para Abrão.

Deus, portanto, dera à Abrão uma tarefa bem mais complicada. Abrão tinha de deixar tudo e sair em busca de uma terra sabe-se lá onde que Deus havia lhe prometido. Eita, agora complicou-se. Deus poderia ter chamado qualquer outra pessoa. Mas por quê Abrão? Por que justo ele? Sabe por quê? Porque Abrão tinha um coração temente e obediente à Deus, e Ele sabia que podia confiar em Abrão.

Abrão poderia ter hesitado, achado tudo isso uma loucura - já que estava velho - ou poderia ter buscado mais confirmações de Deus para garantir se era isso mesmo que Ele queria. MAS NÃO.

"Partiu, pois, Abrão, como o SENHOR havia lhe ordenado, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã" (Gn 12:4)
Inacreditável. Aos olhos de qualquer humano, Abrão poderia ser a pessoa mais louca da face da Terra. Mas aos olhos de Deus, Abrão era o homem que CREU no SENHOR.
Abrão confiou no SENHOR, e o SENHOR permaneceu fiel a Abrão.

Chegado à terra de Canaã, nela habitou Abrão.
"Disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente; porque toda essa terra que o vês, eu te darei; à ti e à tua descendência, para sempre"
"Levanta-te, percorre essa terra no seu comprimento e na sua largura; porque eu te darei. E Abrão, mudando as suas tendas, foi habitar nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e levantou ali um altar ao SENHOR". (Gn 13:14,15,17,18).
Abrão confiou no SENHOR, e o SENHOR fez promessas à sua vida. Aí vão os versículos em que a promessa de Deus é confirmada.
"Então, [Deus] conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o poders. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para a justiça". (Gn 15:5,6)
"Naquele mesmo dia, fez o SENHOR aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência dei esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates: o queneu, o quenezeu, o cadmoneu, o heteu, o ferezeu, os refains, o amorreu, o cananeu, o firgaseu e o jebuseu" (Gn 15:18-21).
"Quanto a mim, será contigo a minha aliança, serás pai de numerosas nações. Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de muitas nações te constituí. Far-te-ei fecundo extraordinariamente, de ti farei nações, e reis procederão de ti. Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência. Dar-te-ei e à tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em processão perpétua, e serei o seu Deus" (Gn 17:5-8).
"Deus lhe respondeu: De fato, Sara, tua mulher, te dará um filho, e lhe chamarás Isaque; estabelecerei com ele a minha aliança, aliança perpétua para a sua descendência" (Gn 17:19).
Diante de todas as confirmações dadas à Abraão da promessa de Deus e da aliança perpétua que fizera com Deus, era claro que toda a descendência de Abraão seria abençoada, porque Abraão CONFIOU EM DEUS.
"Acaso, para o SENHOR há coisa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho" (Gn 18:14).
E, segundo a promessa de Deus, nasce Isaque, motivo de riso e alegria para toda a família.
Então, houve a vez de Abraão ser provado por Deus.
"Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes que eu te mostrarei".
E assim Abraão o fez, tendo avistado o lugar três dias depois.
Porém, Abraão confiava em Deus, e sabia que não seria lógico matar o filho da promessa a pedido dEle. Sabia que Deus não permitiria isso, e confiou ainda mais nEle.
"Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado, ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha; e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho".
"Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! Então lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, teu único filho" (Gn 22:9-13).
Não sei não, mas essa história me parece muito com outra que conheço. Deus poupou Abraão de sacrificar o seu único filho, o filho da promessa. Agora sim Deus sabia que Seu filho unigênito, que ele deu para que morresse em nosso lugar, seria da descendência de Abraão. Tudo isso porque Abraão TEMEU à Deus, OBEDECEU à Deus e CONFIOU em Deus. Jesus nasceria em "berço puro".
"e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o SENHOR, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho, que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos; nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz". (Gn 22:16-18).
ABRAÃO: o homem que CREU no SENHOR;
ABRAÃO: o homem que CONFIOU no SENHOR;
ABRAÃO: o homem que OBEDECEU ao SENHOR;
ABRAÃO: o homem que AGRADOU o SENHOR;
ABRAÃO: o homem que o SENHOR abençoou.

Será que você tem agido como ABRAÃO, ou tem deixado de CRER, CONFIAR, OBEDECER E AGRADAR a Deus? Ou ser abençoado por Ele?
Já é hora de substituir o nome de Abraão logo acima pelo seu.

Sim, SENHOR, queremos ser o povo que te agradou!

3 comentários:

L.P. disse...

uaaaau Bia, arrasou! A história de Abraao tem mesmo muito a ensinar (eu li o post, viu?)... bjs!

Matheus Cheib Baeta disse...

Fernandinho fez uma ótima música baseada em uma ótima história, Abraão é o Pai de nações inteiras e sua importância se estende até os dias de hoje porque ele honrou ao Senhor, e o Senhor é fiel pra cumprir suas promessas. Amém, Glória ao Nome do Senhor, nosso Deus.

edgarfernandesneres disse...

Olá Bia, adorei o post. Que Deus continue te inspirando a cada dia. No culto de posse, eu tive a oportunidade de falar sobre os sonhos que Deus deu a Abrãao. Deus nos chama para contar estrelas... Um abração querida.

De seu pastor,

Edgar